sexta-feira, 7 de outubro de 2011

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA - 9º ANO

I-HISTÓRIA DE VIDA, DIVERSIDADE POPULACIONAL E MIGRAÇÕES
(ÉTICA, CULTURAL E SOCIAL E MIGRAÇÕES EM MINAS GERAIS)
EIXOS TEMÁTICOS E OS SEUS DESCRITORES
  • D1 - Compreender a importância do estudo da História para a formação cidadã.
  • D2 - Identificar a diversidade populacional brasileira através dos processos migratórios; conceituando cultura/mestiçagem, hibridismo e suas manifestações.
  • D3 - Distinguir História e Pré-História e a origem dos diferentes povoadores, sua evolução e diversidade.
  • D4 - Identificar as características da colonização na América e as bases do capitalismo industrial.
  • D5 - Identificar as especificidades dos povos indígenas brasileiros a época da chegada dos europeus.
  • D6 - Caracterizar a presença africana no Brasil colonial, diferenciando o tipo de escravidão existente na África e o tipo implantado na América Portuguesa.
  • D7 - Conceituar e identificar os processos da expansão colonizadora portuguesa.
  • D8 - Relacionar as atividades econômicas internas e a acumulação de capital na colônia: abastecimento interno, tráfico negreiro, escravidão de índios e negros.
  • D9 - Compreender o processo de implantação da agromanufatura do açúcar no Nordeste Brasileiro.
  • D10 - Analisar a formação da sociedade brasileira, estabelecendo relações entre as ações dos missionários católicos, escravidão e poder local.
  • D11 - Analisar as disputas sobre o território sul-americano entre Portugal e outras potências européias no século XVIII por meio dos principais tratados.
  • D12 - Identificar a origem dos imigrantes que chegaram no Brasil e em Minas Gerais nos séculos XIX e XX.
II- CONSTRUÇÃO DO BRASIL: TERRITÓRIO, ESTADO, NAÇÃO

  • D13 - Compreender a importância das revoluções contemporâneas para a construção da cidadania no mundo e no Brasil.
  • D14 - Analisar o sistema do capitalista emergente, o progresso científico-tecnológico e a nova organização dos trabalhadores.
  • D15 - Analisar as influências dos ideais liberais no Brasil colonial.
  • D16 - Analisar os antecedentes históricos da vinda da família real portuguesa para o Brasil e as alterações políticas e sociais ocorridas no território brasileiro.
  • D17 - Caracterizar a Constituição brasileira de 1824 e suas implicações na sociedade brasileira.
  • D18 -  Analisar e caracterizar os conflitos políticos e sociais no Brasil Imperial.
  • D19 - Relacionar o fim do tráfico de escravos aos interesses ingleses e as medidas favoráveis à abolição, tomadas pelo governo brasileiro à partir de 1850.
  • D20 - Compreender a educação no Brasil Império como formadora de uma identidade nacional excludente e elitista.

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